Na manhã de hoje a Sessão da Câmara Jovem recebeu a psicóloga do Centro de Atendimento ao Cidadão, Laís Gomes, para debater sobre a "difícil batalha entre o viver e o publicar".
Laís falou aos jovens vereadores e aos alunos do Colégio Tiradentes e Escola Estadual Miguel Gontijo sobre os perigos da conexão permanente com o ambiente virtual.
A psicóloga destacou para os alunos que "com a realidade da internet em nossas vidas, uma certeza temos, é impossível viver desconectado. No entanto quanto maior a interação digital e virtual maior o nível global de adoecimento psíquico. Somos seres sociais, e viver cada vez mais isolados em nossos smartphones tem gerado altos níveis de estresse e ansiedade.
Precisamos adquirir uma habilidade de conviver com a tecnologia sem perder nossa humanidade.
Avaliar o que necessita ser publicado e o que pode ser verdadeiramente vivido e sentido sem que nossos seguidores acompanhem.
E aprender a lógica dos app de mensagens instantâneas, que ser visualizado e não ser respondido, é uma realidade e que quando houver urgência da resposta entrar diretamente em contato, real ou mesmo por ligação telefônica.
Assim, como evitar o excesso de compartilhamento de notícias das quais não sabemos as fontes e os excessos de publicações e exibição do corpo humano, pois com a ferramenta das mídias digitais as empresas estão cada dia mais atentas ao que seus funcionários ou possíveis futuros colaboradores curtem, compartilham e comentam. A tecnologia e a internet vieram para melhorar a vida humana, por isso cabe a nós usá-las a nosso favor".