Notícia


A Câmara Municipal e o Tiro de Guerra homenagearam na sessão desta segunda-feira(07) dois ex combatentes da Força Expedicionária Brasileira de nossa terra Sr José Firmino da Silva e Sr Geraldo Magela de Oliveira (em memória).

A Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada em 1943, surge com a intenção de levar o Brasil a combater, nos campos de guerra Europeus. Após um acordo que concedia terras do nordeste brasileiro como base para os EUA, o Brasil passou a preparar minimamente um efetivo de soldados para o combate. O Exército Brasileiro pouco conseguiu treinar os jovens que foram convocados para ir à guerra. 
A opinião brasileira da época desacreditava que o seu pequeno exército conseguiria ir de fato lutar ao novo mundo, e diz que era mais fácil fazer uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil ir à guerra. No entanto contrariando as expectativas, no dia 2 de julho de 1944, a cobra iria fumar, e foi esse o slogan da Força Expedicionária Brasileira, que partia rumo a Itália, com jovens que deixaram suas vidas e futuros no Brasil. 
No retorno para casa muitos ex-combatentes passaram por vários problemas psicológicos e financeiros, pois não se esquece uma guerra tão facilmente. 
Verdadeiros heróis que mesmo sem o devido preparo, venceram a guerra, em 08 de maio de 1945.