Notícia


INDICAÇÕES:

MARCELÃO

Ø  Reiteração ao secretário de transito da indicação para verificar a possibilidade de colocar um Agente de transito para organizar o fluxo dos veículos entre a Av. Vivalde de Brandão e Av. das Palmeiras nos horários de 6 horas às 08 horas e das 16 às 18 horas.

Ø  Reiteração ao secretário de obras da indicação para retirar um quebra-molas feito provisoriamente na Rua Araçuaí com Rua Maria Guerra e providenciar a construção de um definitivo no mesmo local.

Ø  Reiteração ao secretário de obras da indicação de operação tapa buracos em toda extensão da Rua Corinto, Bairro São Vicente.

Ø  Reiteração ao secretário de obras da indicação de construção de uma lombofaixa no entroncamento entre as Ruas Araçuaí com Av. Governador Valadares, Bairro São Vicente.

Ø  Reiteração ao secretário de obras da indicação para verificar a possibilidade de trocar as luminárias por lâmpadas de LED na Av. Guarujá.

Ø  Indica ao Secretário de Obras que faça Operação tapa buracos em todo Bairro são Vicente.

Ø  Indica ao Secretário de obras a Extensão de rede elétrica na Av. Dr. Juca entre a Marcenaria do Ninico até a Praça do Rotariano, do lado esquerdo.

Ø  Indica a Secretária de esportes a Construção de um alambrado na quadra de esportes do Bairro JK.

 

ANDERSON DO GÁS

Ø  Indica ao Sr. Prefeito que estabeleça o limite tarifário pelos serviços públicos, prestados pela COPASA, de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário no município, através dos trâmites legais, levando em consideração a capacidade financeira da população. 

Justificativa: Tendo em vista o cancelamento do convênio de cooperação que Bom Despacho havia celebrado com o Estado de Minas para cuidar da regulação do fornecimento de água no município, com a consequente perda da competência de atuação da Agência Reguladora (ARSAE), restou ao Executivo municipal estabelecer as tarifas a serem observadas pela COPASA. Os valores cobrados atualmente estão muito altos, acarretando uma grande dificuldade financeira para várias famílias bom-despachenses. Assim, se faz necessária a revisão das tarifas, bem como o estabelecimento de critérios justos com base em estudos aprofundados sobre a questão por profissionais habilitados.

Ø  Indica à Secretaria de Meio Ambiente que realize ou intensifique a fiscalização dos poços artesianos criados pela COPASA nos últimos anos.

Justificativa: Com o advento da crise hídrica em Bom Despacho no ano de 2017 a COPASA furou vários poços artesianos além dos já existentes. Assim, é necessária uma fiscalização efetiva para analisar as condições atuais dos poços, o impacto ambiental acarretado, a qualidade da água, dentre outros fatores. Nos termos da Lei Complementar n.º 25/2013, especialmente seu §1º do art. 39, compete à Secretaria Municipal de Meio Ambiente controlar e executar ações que visem a preservação da qualidade das águas, bem como fazer cumprir e fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental municipal e as ordens de serviço pertinentes, em consonância com as políticas ambientais estaduais e municipais.

Ø  Indica ao Secretário de Obras a remoção de um poste de madeira na rua Pedro Tavares Gontijo - Bairro de Fátima.

Ø  Indica ao Secretário de Obras operação tapa buracos na rua Chico Marques - Bairro de Fátima.

 

CESSÃO QUEIROZ

Ø  Indica ao Prefeito municipal a instalação de uma guarita no ponto de ônibus na Rua Picão Camacho, próximo ao número 1559.

Justificativa: Fui procurada pelos moradores alegando que ficam muito expostos ao tempo, gerando grandes desconfortos aos usuários.

Ø  Indica ao Prefeito municipal que estude a possibilidade da implantação de banheiros químicos para utilização nas festas e eventos realizados na praça da estação, assim como nas feiras realizadas aos sábados no referido local.

Justificativa: Reivindicação da população que frequenta o local durante os eventos e feiras.

Ø  Indica ao secretário de transito que reveja o fechamento do cruzamento da Av. das Palmeiras com a Rua Washington Luís.

Justificativa: Há uma grande reivindicação por parte dos motoristas e moradores, visto que este fechamento está dificultando o transito e a acessibilidade dos moradores do entorno assim como de todos que utilizam o local como meio de acesso a outros bairros e ao centro da cidade.

Ø  Indica a secretária de saúde que tome as devidas providencias para sanar a infestação de escorpiões em todo município.

Justificativa: Há uma grande reclamação dos moradores e comerciantes devido ao grande número de escorpiões encontrados nas casas, comércios e nas ruas, colocando em risco toda a população

Ø  Reiteração ao prefeito municipal da indicação de Capina e limpeza das ruas que demandarem dos Bairros São Vicente, Rosário e Dona Branca.

Justificativa: As referidas localidades encontram-se tomadas pelo mato com lixos acumulados, o que vem causando grande transtorno aos moradores.

Ø  Indica ao Prefeito Municipal Tampar um buraco localizado na Av. das Palmeiras, próximo a creche que está sendo construída.

Justificativa: O referido local encontra-se com uma enorme crateras e buracos, o que vem causando grande transtorno aos moradores e aos veículos que trafegam pelos locais.

Ø  Reiteração ao Prefeito Municipal da indicação para estudar a possibilidade de se criar uma estrutura para manutenção do funcionamento dos Centros de Educação Infantil (Creches) de forma ininterrupta durante o período de férias.

Justificativa: Há uma grande reinvindicação das mães que relataram a preocupação de onde deixar os filhos para irem trabalhar nesse período de férias, visto que as mesmas não têm condições financeiras para pagarem uma babá e nem tem familiares disponíveis para cuidar das crianças. Se me permite, sugiro que sejam criadas atividades recreativas diversificando nesse período a rotina diária das crianças, simulando a uma colônia de férias.

Ø  Reiteração ao prefeito municipal de reforma do salão comunitário do Conjunto Habitacional Dona Branca, Bairro do Rosário e estudar a possibilidade de implantação de uma unidade básica de saúde no referido local.

Justificativa: O salão se encontra praticamente destruído e abandonado, o que vem causando grande anseio aos moradores, alegando que o referido local se tornou um risco. Há uma necessidade de implantação de uma unidade de saúde para atender os moradores do bairro Dona Branca e Rosário II, visto que esses moradores têm que se deslocarem para atendimento na unidade do JK o que vem causando grande transtornos aos mesmos.

Ø  Indica a secretária de saúde que Disponibilize de um médico pediatra em cada PSF dos bairros Aeroporto, JK e São Vicente.

Justificativa: Há uma grande reinvindicação por parte da população que se encontram prejudicados devido a falta desse profissional. 

 

VITAL GUIMARÃES

Ø  Indica ao Sr. Prefeito a recomposição asfáltica de um pequeno trecho da Avenida Carlos Cardoso de Carvalho no Bairro São Jose, compreendido entre a Rua Vivalde Brandão e a Rua Odílio Antonio da Silva, mais especificamente em frente ao Rotary Arraial.

Justificativa: Trata-se de apenas um quarteirão, mas que tem um movimento intenso de veículos pesados que atravessam a cidade. Por ser um local de relevo íngreme e o asfalto colocado ter sido de péssima qualidade a via está necessitando urgente de reparação.

Ø  Indica ao Secretário de Obras a colocação de redutores de velocidade na rua principal do Mato Seco. Especificamente onde foi colocado o asfalto novo. Indica também a melhoria da iluminação da quadra com lâmpadas de LED e a possibilidade de cobri-la.

Justificativa: O pedido foi feito por diversos moradores da comunidade, inclusive o Sr João Paulo que é o Presidente da Associação de Moradores e está muito preocupado com a alta velocidade imprimida pelos veículos que ali circulam colocando em risco a vida dos pedestres. Já a quadra a atual iluminação é deficitária dificultando a prática do futebol no período noturno. Quanto a sua cobertura será de grande utilidade para os eventos da comunidade.

Ø  Indica ao prefeito a reposição das palmeiras faltantes nos jardins da rua do Rosário e av das Palmeiras.

Justificativa: Algumas árvores dos logradouros citados, por razões diversas como morte natural e acidentes foram suprimidas e não houve reposição, deixando um claro nos jardins.

Ø  Indica ao Prefeito estudar a possibilidade de se destacar o nome de Bom Despacho no Trevo da BR 262.

Justificativa: É muito usual este destaque nas entradas das cidades brasileiras, chamando a atenção para as potencialidades locais e regionais. Se somos a Quarta melhor cidade de Minas para viver ou se somos fortes na pecuária leiteira, ou na produção de nutrição animal seria importante até mesmo a construção de algum símbolo identificando esta característica.

Ø  Indica ao Sr Prefeito inserir na programação, a recomposição asfáltica da rua Manoel Pereira, trecho compreendido entre a Rua 7 de Setembro e a Rua Marechal Floriano Peixoto.

Justificativa: Trata-se de uma área central de muito movimento com muitos buracos e praticamente não existe mais asfalto.

 

DRA. ROSE DELEGADA

Ø  Indica ao Prefeito municipal que inclua no plano de ação desta administração a pavimentação das seguintes vias:

- 1) Rua Aymorés, Bairro JK

- 2) Rua Arinos, Bairro JK

- 3) Rua Bocaiuva (principalmente a faixa entre a ruas Araçuaí e Corinto), Bairro Santa Marta.

- 4) Avenida Leste, Bairro Aeroporto.

- 5) Rua Um, localizada entre os bairros Bela Vista e Dona Branca.

- 6) Rua Manga, Bairro JK; 7) Rua Monte Azul, Bairro Sant Marta. 

Justificativa: Trata-se de reivindicação dos moradores daquelas vias, as quais apresento em caráter de reiteração. Sabemos da escassez de recurso que os municípios veem enfrentando, no entanto, é necessário que se faça um planejamento das pavimentações das ruas de nossa cidade, e estas vias devem ser olhadas com prioridade, principalmente as faixas que tem muitos moradores. Esta vereadora esteve por diversas vezes nos referidos bairros e observando as vias se percebe que há muita poeira e buracos, tornando algumas delas intransitáveis.

 

MARQUINHO

Ø  Indica ao Secretário de Obras a Instalação de poste de iluminação na rua Monte Azul 220 bairro Santa Marta

Ø  Indica ao Secretário de Obras o Asfaltamento de trecho da rua Artur Alves Duarte 140 São Vicente. 

Justificativa: Este e o local onde o corte de reinado do Belchior promove seus encontros e ensaios. O asfaltamento vai nivelar a rua melhorando para os usuários da via seja para os ensaios do Reinado e depois cotidianamente.

Ø  Indica ao Secretário de Obras estudo para implantação de estacionamento 45 graus na rua Perdigão ao lado da Igreja São Vicente.

Ø  Indica ao Gerente da COPASA o plantio de árvores no passeio dos lotes nas proximidades do reservatório instalado na rua Abaeté.

Ø  Indica ao Secretário de Obras a iluminação em frente a Igreja de São Benedito, Bairro Ana Rosa

Ø  Reitera indicação para instalação de iluminação de LED na avenida Lalemã Vieira, bairro Esplanada. 

 

DR. FERNANDO PEDIATRA

Ø  Indica à Secretaria Municipal de Saúde que sejam realizadas Ações de Combate aos Escorpiões em nosso munícipio.

Justificativa: Tem- se encontrado grande número de escorpiões em Bom Despacho, trazendo grandes riscos as pessoas. As picadas de escorpiões são graves, podendo levar a morte, principalmente em crianças e idosos. Os escorpiões se alimentam de baratas e outros insetos e se escondem em meio a entulho, lixo galhos, frestas e canos da rede de esgoto. Portanto o controle da infestação de escorpiões envolve ações do poder público e dos cidadãos como: limpeza e retirada de entulhos, fechamento de ralos e canos com telas, não deixar restos de alimentos no ambiente, dedetização para diminuir baratas e conscientização e orientação das pessoas para tomarem as medidas em suas casas. Visando proteger a população venho pedir que sejam tomadas essas providências.

Ø  Indica ao Secretário de Ação Social avaliar a possibilidade de se criar um abrigo temporário para acolher pessoas sem lar, que estão dormindo na rua e sofrem com o frio intenso do inverno. Temos visto pessoas morrendo em diversas cidades do país devido as baixas temperaturas. Poderíamos ter um abrigo temporário para ajudar essas pessoas desamparadas e sem condições mínimas de vida.

 

FERNANDO BRANCO

Ø  Indica ao Secretário de Obras o asfaltamento da Rua Monte Azul, entre as Ruas Diamantina e Manga.

Justificativa: Embora esta Rua possua asfalto em sua maior parte, ainda há trecho a ser asfaltado, em que há tráfego regular de veículos e pedestres.

Ø  Indica ao Secretário de Obras melhorias no asfalto da Rua Artur Alves Duarte, entre a Rua Araxá e Av. Dr. Juca.

Justificativa: Trata-se de pequeno trecho local com buracos, principalmente nas proximidades da Fábrica de Ração, onde os veículos fazem o retorno.

Ø  Indica ao Secretário de Obras o asfaltamento de pequeno trecho da Rua Manga, entre as Ruas Arinos e Turmalina.

Justificativa: Embora a Rua possua asfalto em sua maior parte, ainda há trecho a ser asfaltado, em que há tráfego regular de veículos e pedestres.

Ø  Indica ao Secretário de Obras o asfaltamento de pequeno trecho da Rua Jequitinhonha, a partir do nº 881, entre as Ruas Arinos e Turmalina.

Justificativa: Embora a Rua possua asfalto em sua maior parte, ainda há trecho a ser asfaltado, em que há tráfego regular de veículos e pedestres.

Ø  Indica ao Secretário de Obras melhorias no asfalto da Rua Janaúba, altura do nº 507, entre a Rua Papagaios e Av. Rio de Janeiro.  

Justificativa: Trata-se de pequeno trecho local com buracos, principalmente na esquina com Rua Artur Alves Duarte.

Ø  Indica ao Secretário de Obras melhorias no asfalto da Rua Andradas, altura do nº 251.

Justificativa: Trata-se de pequeno com muitos buracos já profundos, que aumentam o risco de acidentes.

Ø  Indica ao Secretário de Obras melhorias no asfalto da Rua Januária, altura do nº 2125.

Justificativa: Trata-se de pequeno com muitos buracos já profundos, que aumentam o risco de acidentes.

Ø  Indica ao Secretário de Obras melhorias no asfalto da Rua Turmalina, altura do nº 55. Justificativa: Trata-se de pequeno com muitos buracos já profundos, que aumentam o risco de acidentes.

 

REQUERIMENTOS:

DRA. ROSE DELEGADA

Ø  Requer que seja concedida uma Moção de Congratulação para o Moto Clube Falcões da Estrada pela organização e o sucesso do 18º Encontro Nacional de Motociclistas de Bom Despacho\MG. 

Justificativa: O evento foi maravilhoso, possibilitando ao público que se fez presente, momentos de descontração e alegria, marcados por excelentes shows, área de camping, praça de alimentação.

Ø  Requer do secretário de obras que informe: Qual a previsão para a conclusão das obras da Creche localizada entre os bairros Bela Vista e Rosário II. 

Justificativa: Esta vereadora e outros parlamentares desta casa tivemos importante papel para a continuidade da referida obra, quando esta ficou paralisada por irresponsabilidade da empresa contratada. A referida obra é de grande importância para a expansão da rede municipal de educação. Os munícipes que residem na referida região aguardam, ansiosamente, a conclusão da obra e procuraram esta vereadora para buscar junto a secretaria de obras a referida informação. 

 

DR. FERNANDO PEDIATRA

Ø  Requer da Secretaria Municipal de Saúde que informe:

- Quais processos licitatórios foram realizados até o momento para a construção da UBS do Engenho do Ribeiro, especificando datas, valores e objetos das contratações.

- Informar quais valores foram pagos as construtoras até o momento relativos a esta obra, especificando datas, valores e empresa.

 

JOICE QUIRINO

Ø  Requer do Prefeito Municipal e do secretário de desenvolvimento social, pedido da seguinte informação:

- Existe algum estudo para verificar a possibilidade da sede do PSF do Distrito do Engenho do Ribeiro ser transformada num Centro de Convivência do Idoso? Justificativa: Reivindicação dos moradores do referido local.

 

ANDERSON DO GÁS

Ø  Requer do Secretário de Obras a seguinte informação:

- Existe um projeto para pavimentação das ruas do bairro Cidade Nova.

Ø  Requer da Secretária de Meio Ambiente o relatório de fiscalização do contrato da prestação de serviços de coleta de lixo no município.

Ø  Requer da COPASA que informe sobre andamento da Projeto da obra da represa que será instalada na região do Córrego dos Amados, município de Araújos para beneficiar a cidade de Bom Despacho, solicitado por este vereador.

 

VITAL GUIMARÃES

Ø  Requer da mesa diretora, após aquiescência do plenário seja encaminhada uma mocão de aplauso ao Sr. José Guilherme de Barros pela viagem efetuada ao Alasca.